07 novembro 2007

Cromices para investigador: Zotero

Está aí mais uma ferramenta que promete revolucionar a relação dos investigadores com a web. Chama-se Zotero, disponibilizada gratuitamente pela Mozila, e que se instala no Firefox. Foi desenvolvida pelo Center for History and New Media, da George Mason University (Washington D.C.). Para quem ainda não aderiu ao Endnote, esta é a oportunidade de passar à etapa seguinte directamente.
Mas o que é o Zotero? É um software de bibliografia que se instala na vossa barra de ferramentas do Firefox e que permite guardar qualquer referência bibliográfica, artigo, página de internet, e sabe-se-lá-mais-o-quê, no momento em que estão a visualizar a referência na internet. Sugiro que dêem uma vista de olhos à explicação que vem no site.
Algumas das características mais interessantes são a possibilidade de guardar por exemplo referências da Amazon, de revistas e jornais; permitir fazer notas (género stickie note) em documentos que estejam online e que ficam também arquivados na vossa base de dados. Pas mal! Bom, vejam o resto por vocês!
(Façam copy paste do link p.f.): http://www.zotero.org/videos/tour/zotero_tour.htm
(o vídeo demora um pouco a carregar, mas vale a pena ver)
site geral para download: www.zotero.org

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial