14 novembro 2006

Ainda sobre o autocromo lá de baixo.


(Resposta a AM)

Estas fotografias são mesmo a cores. O processo autocromo foi inventado pelos irmãos Lumière em 1903. Os autocromos são placas de vidro cobertas por uma fina camada de grãos de amido (isto é, fécula de batata) tingidos de verde, vermelho e azul e depois por uma emulsão pancromática. A luz atravessa os grãos de amido, que funcionam como filtro, e depois da exposição e da revelação, as imagens resultam nesta pequena maravilha... Os autocromos são como diapositivos feitos de mil pontinhos de muitas cores.

A fotografia ali de baixo foi tirada em França, mais precisamente em Reims, Place Royale. Data: 1 de Abril de 1917. Reims foi completamente destruída durante a guerra: cerca de 90% da cidade foi arrasada durante 1051 dias de bombardamento.

O fotógrafo que tirou este autocromo intitulou-o, estupidamente, "Déjeuner de poilu : soldat en bleu horizon avec au fond une librairie endommagée". Por acaso conheço-o, o fotógrafo. Chama-se Paul Castelnau e fartou-se de tirar autocromos. Durante a guerra foi integrado na Secção Fotográfica e Cinematográfica do exército. Também fez uns filmes, sobretudo nas colónias francesas, sendo o mais conhecido "La traversée du Sahara en autochenilles". É um filme de 1923, patrocinado pela Citroën (as autochenilles são uma espécie de veículo com esteiras de tanque). Fartou-se de viajar o Castelnau. Até fez um documentário sobre a Terra do Fogo. Depois em 1944 mataram-no. Era colaborador.

Autour d'un wagon, campagne enneigée : travailleurs sénégalais (1917)
Une vieille femme avec un fichu rouge noué sous le menton (1917)

4 Comentários:

Blogger Radagast disse...

Não percebo muito bem:
«uma fina camada de grãos de amido tingidos de verde, vermelho e azul e depois por uma emulsão pancromática. A luz atravessa os grãos de amido, que funcionam como filtro»

eu sei que corro o risco de parecer muito estúpido mas não entendo como é que as cores ficam no sítio certo...

14 novembro, 2006 21:41  
Blogger Mafarrico disse...

Como é que as cores ficam no sítio certo com a película normal, Radagast? Já pensaste nisso? É uma magia ...

14 novembro, 2006 23:08  
Anonymous Anónimo disse...

Muito obrigado pela lição. Já agora, há bons autocromos tirados aqui na terrinha?

AM

15 novembro, 2006 11:12  
Blogger Mafarrico disse...

Boa pergunta. Imagino que existam autocromos em Portugal, mas nunca tive tempo de verificar... Os únicos autocromos de Portugal que vi (numa colecção francesa), foram uns autocromos de flores tirados na Madeira, durante os anos 20.

15 novembro, 2006 12:01  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial