23 maio 2008

Como comer?

Faz nove anos que não como carne. Tomei esta decisão não por discordar com o facto de comermos animais, mas antes com a crueldade desnecessária que lhes é infligida antes da sua morte. Também as actividades que têm como fito divertir através de um tratamento violentamente cruel de criaturas sentientes me parecem aberrantes (se a questão da alimentação pode ser usada como atenuante no primeiro caso, desconheço atenuantes válidas para o segundo). Porém, apesar das ocasionais piadas, nunca procurei endoutrinar ninguém, nem faço julgamentos morais. Cada um de nós pratica a sua quota de obscenidades, com a qual temos de conviver. O mundo mundo com pequenos passos e não com grandes gestos descontinuados.

No entanto, é sobre comida que aqui escrevo. Hoje vivemos uma situação desconfortável no que a alimentação diz respeito, e gostava de acreditar que os acontecimentos dos nossos dias podem contribuir para alterar o rumo das coisas. A actual crise alimentar é de desenlace pouco claro, mas causadora de um presente aflitivo. À "simples" diminuição da nossa qualidade de vida (no ocidente) corresponde a morte por inanição noutras partes do mundo.

As causas para este estado de coisas são as mais díspares, e não me sinto capaz de as analisar na íntegra de forma eficaz. Claro que o aumento do consumo de cereais na China tem a sua influência, que os custos da energia se reflectem nos preços e que a especulação desempenha o seu papel habitual, ainda que transitório. Tudo isto, e mais, pode estar na origem deste mal de contornos indefinidos.

Do que não se fala é de como o consumo maciço de carne contribui de modo muito significativo para este estado de coisas. Grande parte dos cereais produzidos são desviados para a alimentação de animais, cerca de metade da produção cerealífera mundial. E isto tem consequências. Os cereais consumidos por uma vaca dariam para alimentar seis vezes mais pessoas do que a vaca em si. O consumo directo dos cereais é uma forma muito mais eficiente de alimentação. Por absurdo, desviando os cereais consumidos pelo gado bovino para a alimentação humana a oferta alimentar aumentaria 300%! Já Einstein dizia: «Nothing will benefit human health and increase chances for survival of life on Earth as much as the evolution to a vegetarian diet.»

Precisamos de soluções ponderadas. Os alimentos de origem animal têm um papel a desempenhar, mas há óbvias consequências negativas para a humanidade se se mantiver este padrão de consumo de carne. Parece-me irónico que quem defende tão ardorosamente o primado do Homem não tenha este aspecto em atenção.

1 Comentários:

Blogger C+SK disse...

Miguelinho, a serio que nao comes carne?? Eu tambem deixei de comer carne em Marco de 2001! :-)

23 maio, 2008 14:17  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial