22 fevereiro 2006

manifs e disparates

Hoje tivemos um atentado na mesquita de al-Askari, uma das mais importantes para os Xiitas. Bem sabemos que o que é sagrado para uns não o é necessariamente para outros. Porém, são sempre locais de culto importantes e respeitados até pelos Kharajitas.

Estou curioso para ver as manifestações por todo o mundo muçulmano contra este acto perpetrado a algo essencial para o Islão (pelo menos para uma parte deste).

Se mais provas fossem necessárias, esta inexistência de acção (para além das habituais vinganças que já decorrem no interior do Iraque) comprova a importância que o “povo” muçulmano realmente dá ao que atenta contra a sua religião.

Os cartoons só foram uma questão religiosa para ao Freitas e à Ana Gomes, que de bom grado sacrificam a nossa liberdade de expressão; uns em nome da sua própria crença religiosa (Freitas), quando deveriam estar mais preocupados em defender princípios que excedem a sua esfera pessoal, e outros (a Dona Gomes) que parecem empenhados no nosso suicídio cultural em nome de valores que só existem no próprio Ocidente (o que não deixa de ser irónico, permitam-me que sublinhe).

São estes valores que, entre outras coisas reconhecidamente mais importantes, deveriam impedir Irving de ser sequer julgado. Devemos poder dizer o que nos dá na telha desde que não seja um incentivo à violência. Porque não posso eu dizer «Nem um só judeu morreu às mãos dos nazis!»?
O que eu não posso dizer é «Vamos matar judeus».

A Áustria parece querer eliminar os erros do passado cometendo outros no presente.

5 Comentários:

Blogger Mafarrico disse...

Acho que não percebi bem esta frase:

Porque não posso eu dizer «Nem um só judeu morreu às mãos dos nazis!»?

Espero não ter percebido bem esta frase.

22 fevereiro, 2006 22:23  
Blogger Radagast disse...

Percebeste muito bem. Porque devo eu ser julgado por dizer isso?! Isso é que eu não percebo!

23 fevereiro, 2006 14:31  
Blogger Mafarrico disse...

Tenho vontade de sair do blogue. Acho que não deves estar bom da cabeça.

23 fevereiro, 2006 22:52  
Blogger Radagast disse...

Suponho então que estejas de acordo com as leis que limitam a expressão de cada um. Não te esqueças que a lei austríaca diz que minimizar o holocausto também é punível por lei. I.e., se eu estiver na Áustria e disser que "só" foram mortos 4 milhões de judeus posso ser julgado.

24 fevereiro, 2006 14:07  
Blogger Mafarrico disse...

Estou de acordo com uma ética pessoal que nos impede de dizer barbaridades como a acima citada. Se a liberdade de expressão só se pode defender assim, de forma irresponsável, estamos mal.

24 fevereiro, 2006 19:22  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial