19 maio 2009

My britishness

"I pledge allegiance to deep-fried Mars bars, cold doner kebabs, and girls who wear mini-skirts in sub-zero temperatures. I pledge allegiance to the NHS, the BBC, and M&S. I pledge allegiance to Shakespeare and to the belief that "there are more things on heaven and earth than are dreamed of in your philosophy, Horatio".

"I pledge allegiance to Radio 4 documentaries about the history of drinking water, told in six parts. I pledge allegiance to George Orwell, George Formby, George Eliot, and George Michael. I pledge allegiance to the Notting Hill Carnival, the Edinburgh Festival, and the people who – for no reason at all – wander around Glastonbury dressed as giant pigeons."

11 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

"I pledge allegiance to the United Kingdom, the common law, the Union Jack, to Her Majesty The Queen and the House of Windsor, to the Parliament, the common sense ( the best british institution )and to gentlemanship.
I pledge allegiance to the countryside, five o' clock tea, Saville Row' s taylors, to Fortnum´s, and ( I' m being provocative now ) to foxhunting"

May The Almighty God help me to make good my vows,

Sir H.

19 maio, 2009 21:49  
Anonymous Anónimo disse...

Not taylors, but tailors, obviously
Sir H.

20 maio, 2009 12:33  
Blogger Dr Dude disse...

Eu dava um tiro na cabeça se tivesse de cruzar-me com a rainha todos os dias. No entanto, passo por um Kepab nojento duas vezes por dia e não me sinto particularmente incomodado. É a vida, Humpy. God shave the Queen, and long live Lisbon, err, London, sei lá.

21 maio, 2009 22:28  
Anonymous Anónimo disse...

Creio-me mais afortunado. Nem a Rainha nem o Kepab me incomodam particularmente, embora tenha ( penso ser meu direito... será?... pelos vistos não o é neste blogue, definitivamente ) as minhas preferências. Já a intolerância e uma visão sectária e ideológica do mundo me causam desconforto. Long live tolerance, outra das grandes tradições britânicas, filha do common sense.

Sir H.

22 maio, 2009 12:47  
Blogger Dr Dude disse...

Ópá, não vamos começar outra vez com essa história da intolerância... tu podes gostar da rainha enquanto eu não gosto dela, não podes? Como sabes, eu pago impostos neste país e quando olho para a performance dos royals pergunto-me seriamente se vale a pena sustentar essa gente, mesmo que sejam relativamente baratos por comparação com outras brincadeiras da Britain. De resto também sabes que é um embirranço que tenho, e até agora não me convenceste a desistir dele (e repara que visito o teu blogue com frequência).
Sugiro que nos ponhamos de acordo pelo menos nisto: gostamos os dois do senso comum e do chá das cinco.

22 maio, 2009 22:10  
Anonymous Anónimo disse...

Naturalmente, ninguém é obrigado a gostar da Rainha, da Família Real, do que quer que seja. Apenas digo que foi este sistema político, velho de séculos, que acolheu como nenhum outro na Europa, as comunidades estrangeiras. Não sei se, sendo república ou qualquer outra coisa, a Britain seria tão tolerante, pois não é meu propósito entrar em especulações contrafactuais. Quero apenas enfatizar que foi sob uma monarquia constitucional e um sistema parlamentar bicameral que tal integração foi possível. Assim, Sua Majestade Britânica e os kepab são ambos parte de uma mesma comunidade, de uma mesma pátria, regidas pela liberdade e pela tolerância, razão porque tanto respeito a Velha Albion e as instituições lhe deram forma. Lamento apenas que não partilhes comigo o gosto pelos alfaiates de Saville Row e, já agora, pela Fortnum' s. Parece-me que também aqui, podíamos chegar a acordo.
Best,

Sir H.

23 maio, 2009 19:18  
Blogger Dr Dude disse...

Soa muito bem isso da rainha e dos kebaps, sim senhor, mas a racionalização da tua admiração pela monarquia não me convence. Gostas dos royals porque gostas, e gostas dos Lordes porque gostas. Também gostas do Duarte Pio, cujos antepassados fizeram de Portugal o que fizeram. Em geral não vejo historicamente nenhuma superioridade das monarquias no acolhimento de refugiados ou no tratamento das minorias, nem em nenhum outro campo, a não ser talvez o do mecenato. Vejo sim que numa república posso escolher o meu chefe de estado. Às vezes a escolha não é brilhante, mas há uma escolha. E, para voltar ao primeiro ponto: eu também gosto das repúblicas porque gosto. Por isso reajo aos teus comentários.

24 maio, 2009 11:27  
Blogger Radagast disse...

Eu gosto de Falafel

24 maio, 2009 12:02  
Blogger Dr Dude disse...

Pois é, depois ainda há esse pessoal que passeia os porcos de bicicleta e só come vegetais... Sir H., please react! Defend the Buckingham Sunday Roast!

24 maio, 2009 13:49  
Anonymous Anónimo disse...

Não me parece que o legado dos senhores Presidentes da República ( e já os temos há quase cem anos ) seja muito famoso, mas enfim.
Quanto a gostar de royals, gosto deles, mas não só porque sim. Claro que há argumentos não racionais na minha simpatia pela instituição monárquica, mas que nem por isso são menos válidos.
Mas essa discussão será longa e terei muito prazer a tê-la contigo, em Londres ou em Lisboa, enquanto tomamos um cup of tea e scones ou um kepab, conforme preferires.

Sir H.

24 maio, 2009 19:02  
Blogger Dr Dude disse...

Porreiro, pá...

25 maio, 2009 22:27  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial