19 março 2006

Disparate óbvio parte II

BB,

Esta resposta vem tarde (e por isso faço dela um post) mas espero que não a más horas.

1. Quanto à frase da constatação do óbvio. Seria um argumento noutro contexto e caminho de discussão. Ali era apenas uma constatação de que aquelas decisões são mais fáceis de tomar quando são os filhos dos outros que vão morrer. Se isso não é óbvio não sei o que será.

2. Ainda antes da invasão colaborei na publicação de um livro da casa-mãe da editora para a qual trabalhava da autoria de Richard Butler, um dos inspectores que antecederam Blix. Não me lembro dos detalhes, já passaram uns anitos (bem depressa, por sinal). Era claro para ele que Hussein y sus muchachos não tinham ADM nem capacidade para as fabricar e apresentou dados exaustivos para comprovar a sua opinião. Isto foi antes da invasão.

Já para não vou falar das mil e uma vezes que Blix veio a público dizer que o Iraque não tinha ADM, que colaborava pouco mas que isso era mais para tentar fazer passar a ideia de que tinha do que não tinha. Na verdade, para quem era mais ou menos neutro na questão (poucos) não havia incerteza alguma e por isso não sei de que qual falas. A não ser que te baseies na certeza de Powell e das suas imagens por satélite.

6 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

1. Não percebo. De qualquer modo não vejo porque filhos são chamados para estes argumentos. E olha que tenho. É um não argumento.
2. Pois na altura não vi ninguém, ninguém, jurar a pés juntos que as ADM existiam. Devia ser apenas esse subordinado do Blix que se calhar queria vender uns livros. O patrão - Blix - lembro-me perfeitamente de ter dito vezes sem conta que não podia provar que existiam ADM mas também nunca o vi dizer o contrário. Essa do Powell é a ironia do desespero pois quem quis também percebeu que eu aí em baixo disse que fez ele batota.

BB

19 março, 2006 21:09  
Blogger Radagast disse...

Butler não era um subordinado mas sim um antecessor do Blix.

Membro destacado do Partido conservador de John Howard, antigo embaixador nos Estados Unidos e muito próximo dopartido republicano desse país.

20 março, 2006 08:44  
Anonymous Anónimo disse...

Carissimo

Quero ter uma vida mais interessante do que discutir anacronismos. Assunto velho, lá tive de ir ver quem era o Butler. Confesso que não estou muito interessado em saber pormenores sobre a vida do Butler tendo em conta a actualidade do assunto. Contudo, como gostas muito de factos em menos de 10 minutos lá encontrei outros factos que contradizem as tuas certezas. De qualquer modo não percebeste o que quis dizer com as minhas questões. O meu argumento não são meros factos que podem ser instrumentalizados de diversos modos. Mas também não tenho uma posição neutra, pois fui contra a invasão num contexto de discussões paralelas sobre o assunto - e é esse o meu ponto, pois havia em jogo coisas mais importantes, com consequências futuras, do que discutir ou não a existência das ADM( uma brincadeira para a larga comunidade de positivistas do planeta da qual eu não faço parte). Podia agora passar o resto das minhas próximas horas a mostrar que a tua apresentação do Butler - conservador, republicano - pode ser facilmente contestada por outros, e não meramente uma pessoa que se coloca num determinado espaço político contrário a determinada posição desse mesmo espaço que geralmente habita ( uma suposta forma de mostrar neutralidade). Mas, como disse, tenho coisas mais importantes e interessantes para fazer. Apenas deixo as seguintes frases do Butler que nada dizem sobre as tuas óbvias certezas.(entrevista ao jornal Australiano The Age em 22 Agosto de 2003, sim é veradade 22 de Agosto de 2003 ). Dou por encerrada esta discussão.


"It just means they're not accounted for. They are known to have existed and we don't know where they are today," he said.

"That is not the same thing as to say we are therefore certain they exist today."

Mr Butler said there were four possible explanations, either the weapons had been destroyed, successfully hidden, removed from the country or that they never existed.

"In the past I saw some evidence of Iraq warehousing some of its materials across the border in Syria from time to time, but I'm making no accusation about that now," Mr Butler said.

"But logically, that's a possibility.

"The fourth logical possibility is that they haven't been found because they don't exist, and didn't (exist).

"The only honest answer I can give to you, which of those four would I choose as the best explanation, is, I don't know.

"But I think we should try and find out."


BB

20 março, 2006 18:44  
Anonymous Anónimo disse...

Parece-me que toda a situação, tristemente, é bem mais prozaica...é a "guerra interminável", expressão tantas vezes utilizada à data da angariação de guerreiros amigos para o combate no Iraque pela Administration. Subtilmente ( têm reparado? ) por tudo o que é jornaleco introduz-se agora um novo inimigo nuclear vindo do Irão. A questão é: Quando é que Irão invadi-lo? Alguém quer apostar que é só uma questão de meses?

MVB

21 março, 2006 15:19  
Anonymous Anónimo disse...

Esqueci-me de uma coisa:
O Michael Moore explora essa coisa dos filhos da populaça pobre e pretamente e hispanicamente e etc americana, irem para a guerra e os filhos dos senadores e governadores nem pensar em tal coisa.

MVB

21 março, 2006 15:29  
Blogger Radagast disse...

Contra esses elementos da entrevista não há nada a dizer. Posso, contudo, afirmar que não era essa a ideia que ele dava no seu livro. Não o tenho à mão para apresentar as suas conclusões aí expressas.

A invasão do Irão parece-me menos provável ainda que não impossível.

Claro que tudo o que acontecer fará sempre do nosso mundo o melhor dos mundos.

21 março, 2006 15:30  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial