15 janeiro 2007

Awards Season


Confesso que nunca vi o Homem das Neves de 1961. Mas ontem à noite, apanhei uma fabulosa sessão dupla na Cinemateca de Santa Monica: Letters from Iwo Jima (5 estrelas) e Die Leben der Anderen - The Lives of Others (4,5). Caí na cama às duas e meia da manhã, sem sono nenhum. Hoje, o despertador tocou pelas nove para que eu pudesse estar na fila da Cinemateca de Hollywood às 11. Motivo: uma discussão pública dos realizadores de todos os filmes nomeados para Melhor Filme Estrangeiro nos Golden Globes. Clint Eastwood (Iwo Jima), Guillermo del Toro (O Labirinto de Pan), Florian Henckel (Die Leben), Pedro Almodóvar (Volver) e Mel Gibson (Apocalipto). Os últimos dois acabaram por não aparecer, mas com os três restantes, fez-se a festa. Duas horas de fogo de artifício.
Depois dum breve descanso, outro screening, desta feita na Director's Guild. Man in the Chair, de Michael Schroeder (menos bom). E na semana que começa amanhã? Talvez umas sessões duplas da integral Kurosawa, ou uns screening do BAFTA... A fauna nestes eventos é espantosa...
Pergunto-me como foi possível passar aqui três meses sem ir aos cinemas. A MM salvou-me dessa triste situação pouco antes do Natal. Em Roma, sê romano, em L.A., vai aos movies. Como é que esta me tinha escapado?

P.S. Se puderem ver este filme algures, vale mesmo a pena. Amu, de Shonali Bose, realizadora indiana radicada em Los Angeles, constitui a primeira reflexão cinematográfica sobre os massacres de Nova Deli (1984), quando multidões de hindus enfurecidos pela assassinato da presidente Indira Gandhi - mas também instigados por políticos ainda hoje no poder - mataram cerca de 5000 Sikhs na capital indiana (www.amuthefilm.com)

6 Comentários:

Blogger Mafarrico disse...

I'm totally jealous, Dude! Ih ih!

15 janeiro, 2007 09:53  
Blogger Radagast disse...

Carago...eu contento-me com o Cornerhouse e já vou daqui

15 janeiro, 2007 10:18  
Anonymous Anónimo disse...

E tu, se ainda não vistes, vê o Big Lebowski, dos irmãos Cohen (nossos primos!!!). É lá que está o verdadeiro Dude de LA. Tu não passas de um usurpador.

AM

15 janeiro, 2007 15:02  
Blogger Dr Dude disse...

Óbvio. O Big Lebowski é o protótipo do "Dude". Eu não passo dum triste "Doutor".

15 janeiro, 2007 17:52  
Anonymous Anónimo disse...

Já que viste o filme, uma pergunta: na cena hilariante em que o judeu gordo arranca à dentada a orelha do alemão, não te sentiste dividido, como mestiço que és? Tomado de uma vontade esquizofrénica de, por um lado, aplaudir, e, por outra, vaiar? Eu, por mim, fartei-me de rir, mas sou só um neutral.

AM

15 janeiro, 2007 21:51  
Blogger Dr Dude disse...

Às vezes sinto-me é tomado de uma vontade forte de arrancar a tua cabeça.

Para mim a melhor cena do filme é quando vão para as falésias espalhar as cinzas do amigo.

16 janeiro, 2007 01:51  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial