11 janeiro 2007

Jeanine's response



1. Há dias o Dr. Dude foi visto a tomar um belíssimo caffè latte na American Bakery da Jeanine, sob o sol cândido de Santa Barbara, onde a vida corre com muito doçura. Estava acompanhado de uma moça com ar de chinoca latina, bastante gira. As baked beans londrinas , mas também o peixinho frito da Avenida de Berna, estavam longe, bem longe.
2. A moça ajudou-o a cozinhar duas vezes para os pobres americanos que os albergaram em L.A. : um salmão à portuguesa e uns medalhões de porco à alemã. Triunfo. Em terra de cegos, quem tem um olho é rei.
3. Enquanto uns americanos não sabem de facto nem comer, nem cozinhar, outros, como o meu amigo Brett originário de San Francisco, produzem todos os dias uma maravilha chamada "Californian cuisine". Muitos legumes frescos, muita fusão, muita surpresa. Nham.
4. A fusão que esta gente consegue praticar dá-me um prazer imenso. Tanto na comida como nas outras coisas. Eles podem ser bárbaros, mas, pelo menos às vezes, isso resulta numa dose saudável de atrevimento e despreocupação. Se lhes tentares explicar o dilema do azeite português fabricado segunda uma receita do Abruzzos, o mais provável é que não entendam o problema nem à primeira, nem à segunda, nem à terceira.
5. É verdade que os produtores portugueses são muito totós nisto de venderem uma imagem autêntica e atraente de Portugal. Mas convenhamos que concorrer com a Itália no campo da imagem não é propriamente fácil. Tu própria chamas ao teu arrozinho de abóbora "risotto".
6. Talvez um dia chegue a altura de os italianos cozinharem um "risotto di frutti del mare" e de lhe chamarem "arroz de marisco", tentando em vão imitar o "o" que se transforma em "u" no fim da palavra. E de dizerem "amore, gosto di te". E de se despedirem com um "até logo" em vez de "ciao". Mas esse dia está, ao que tudo indica, longe, e acho que não vale a pena stressar enquanto lá não chegamos. La vita è bella.
7. Yeah.

4 Comentários:

Blogger Mafarrico disse...

Não percebeste o que eu disse. O que me incomoda não é a fusão (salada de abacate com camarão e azeite mandarinado, dear dude?) nem a imagem autêntica, é 1) não encontrar bom azeite português fora de Portugal e 2) que as receitas tradicionais portuguesas se percam porque, precisamente não se sabem fundir...

11 janeiro, 2007 20:50  
Blogger Mafarrico disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

11 janeiro, 2007 20:54  
Blogger Mafarrico disse...

Acabei de jantar sopa (portuguesa) e ovos mexidos com caril (receita roubada por um franco-italiano aos ingleses). Total fusion, dude!

11 janeiro, 2007 21:26  
Blogger Dr Dude disse...

Então estamos todos fundidos?

11 janeiro, 2007 23:15  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial