10 julho 2007

Tempos que mudam.

Em 2003, o Ministère de l'Education Nationale criou um prémio que recompensa pelas suas "qualidades artísticas" e "interesse pedagógico" um filme que conste da selecção oficial de Cannes. Do júri fazem parte seis professores e dois estudantes e do prémio têm resultado excelentes pacotes pedagógicos, que incluem a edição em DVD do filme premiado, distribuído e discutido nos liceus. Em 2003, o primeiro desses prémios foi para Elephant de Gus Van Sant que, para quem não se lembra, se inspira do que aconteceu no liceu de Columbine, onde dois adolescentes mataram 12 dos seus colegas.

Este ano quem ganhou o prémio foi um filme romeno, o mesmo filme romeno que ganhou a Palme d'Or, chamado 4 mois, 3 semaines, 2 jours de Cristian Mungiu. O filme passa-se em 1987 e é sobre um aborto clandestino - em 1987 todos os abortos na Roménia eram clandestinos, e havia muitos, porque os contraceptivos não existiam (a pílula e o esterilete intra-uterino eram, aliás proíbidos). O aborto praticava-se em todas as classes sociais, fora (mas sobretudo) dentro do casamento, e com muitos (admiráveis e corajosos) maridos que não acompanhavam até ao vão da escada as suas mulheres, com medo de serem presos.

Devido a pressões de grupos "pró-vida", o actual ministro da Educação Nacional acabou de proibir a edição em DVD deste filme, que contrariamente a todos os outros, não será distribuído nos liceus. O filme, extremamente duro, é denunciado pelos ditos grupos como "propaganda pró-aborto". Quem vir o filme saberá que é como dizer que o Apocalypse Now incita ao alistamento no exército.

Escrevo-o sem pudores: o que estes grupos "pró-vida" defendem é a ignorância e o desrespeito.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial