21 dezembro 2007

Desacordos ortográficos

Anda tudo uma rebaldaria por causa do acordo ortográfico. Ora porque é uma cedência aos Brasileiros, que nos estão a colonizar lingusticamente, ora porque é uma reforma indispensável, e que até peca por escassa. A verdade é que isto parece estar a tornar-se numa coisa clubista, com argumentos que se anulam uns aos outros e incongruências argumentativas notórias.

Agualusa vem dizer que «para um país como Angola é muito importante aplicar o acordo, porque este vai fazer aumentar a circulação do livro e facilitar a aprendizagem e a alfabetização, que é, neste momento, a coisa mais premente para Angola e Moçambique».

Bem, não tenho uma posição formada em relação a este acordo. Por princípio, não me parece mal que se aproxime a ortografia à pronúncia. Tenho a certeza que há coisas mais importantes para as nossas sociedades, e até para a promoção da nossa língua, mas um pouco de clarificação nunca fez mal a ninguém, apesar dos possíveis (e sempre presentes) excessos de zelo.

Agora, eu gostava era de saber como é que o acordo, só por si, vai «aumentar a circulação do livro». Parece fazer-se do acordo ortográfico um acto de Deus, a panaceia para toda a nossa iliteracia. Na mais secular das hipóteses, um comprimido, que depois de tomado vai fazer os putos dos PALOP aprenderem a ler, os Brasileiros a perceberem os Portugueses e estes a escreverem a nossa língua como deve de ser.

Está feito o acordo, que se avance com ele. Politicamente já nada se pode fazer, e a sua aplicação pode evitar o pronunciar de mais alguns disparates.

1 Comentários:

Blogger Mafarrico disse...

Os Brasileiros a escreverem a nossa língua como deve de ser?????? A língua é tanto "nossa" como "deles" e eles escrevem-na tão bem como nós. Shame on you, Radagast.

08 janeiro, 2008 18:54  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial