24 março 2011

E assim se vai envenenado o mundo


The plastic found in a single turtle's stomach


E seguimos a achar que os ambientalistas são maluquinhos, que não há aquecimento global e que tudo vai pelo melhor. Porém, o mais grave são as pessoas "normais" que acham que isto é tudo demasiado aborrecido ou irrelevante para que mereça a mais leve preocupação.

13 março 2011

Foi por todos, é por todos


Possivelmente serão necessárias mais, mas foi um belo de um início!

O Ângelo e as suas maravilhas

08 março 2011

A revolução da Senzala


Vive-se uma falta de solidariedade geracional, em que uma geração madura e bem colocada baseia o seu nível de vida na expropriação dos recursos das gerações ulteriores, sonegando-lhes o futuro tranquilo que estas lhes garantem.

Como não é sustentável manter o seu actual (muitas vezes elevadíssimo) nível de vida pagando salários condignos, não têm pudor em abusar do seu poder (estabelecido) para extorquir muitas vezes quase metade dos rendimentos dos mais frágeis. Não raramente baseiam os seus proveitos no trabalho gratuito desta juventude sem poder efectivo. Depois dizem, sem pudor, como álibi, que esta juventude não quer arriscar (diz quem nada arriscou), ou que pode emigrar. Dizer que a porta da rua é serventia da casa é uma pressão psicológica que visa perpetuar os seus próprios privilégios, que para além de deficiência de carácter revela falta de pensamento estratégico e comunal. Resta-nos sermos mercenários de outros países, num nomadismo forçado.


Somos qualificados, mas de qualificações desdenhadas. Somos, em muitos casos, a senzala dos Mexias e dos Carrapatosos; e custa ouvir pessoas que lutaram pela nossa liberdade (muitas vezes para dela fazerem sua courela privada) insurgirem-se contra a nossa revolta. Como se tivesse sido para isto, para os falsos recibos verdes, para os estágios não remunerados, para os MacEmpregos, para a falta de oportunidades, para o esmagamento do mais frágil ao serviço do poderoso instalado que o 25 de Abril tivesse sido lutado.


Faremos a mudança, mesmo que a longo prazo. Não faremos aos outros o que a geração dos nossos pais nos fez.


07 março 2011

Enjoo


Está visto que onde o sol brilha, a paz está garantida. Já por cá a mood é outra. Estamos revoltados porque vamos perder uma data de colegas que dão aulas de língua, vamos passar a dar essas aulas nós mesmos (que não temos habilitação para o fazer), e ainda temos de tremer perante a hipótese de nos cortarem mais verbas, o que se traduziria por irmos viver debaixo da ponte (ou voltar ao Sul e esquecer esta bodega toda), pois aqui todos podemos ser despedidos. Por outras palavras, temos de "apertar o cinto", como gostam dizer os gordos que mandam. O nosso director, entretanto, aumentou o seu salário anual de 250 para 299 mil libras. Alguém tem uma Kalashnikov que me empreste?

06 março 2011

Hoje laureou-se por aqui


Encerrando-se com um par de gelados no Santini, e um café na praia.

Linha de Cascais rules!