30 dezembro 2006

Até o NYT "fala" como a Fox News...

Um bonito estado de direito se vai implantando no Iraque.

29 dezembro 2006

E se em vez de «black» estivesse «white»?

Another wellwisher, Amino Hyman described how Brown "made black people feel proud to be black and enjoy our roots".

25 dezembro 2006

Paulo Portas

Aos 3'25'' do "every sperm is sacred" (nunca é demais dizê-lo) o Paulo Portas aparece.

24 dezembro 2006

Merry Christmas, Dudes!

22 dezembro 2006

Every Sperm is Sacred

Em tempos de referendo

S-W-I-N-E

Dois artistas dinamarqueses, Pia Bertelsen e Jan Egesborg, membros do grupo "Surrend", conseguiram colocar o seguinte anúncio no "Tehran Times":


Os idiotas aceitaram logo publicar o texto, claro. Acontece que a verdadeira mensagem dos autores aparece se lermos apenas a primeira letra de cada frase. Não tenho nada a adicionar. Parabéns.

Sunny Christmas in Los Angeles

5 DAY FORECAST
Thursday
66°F (19°C) | 47°F (8°C)
Friday
65°F (18°C) | 46°F (8°C)
Saturday
69°F (21°C) | 45°F (7°C)
Sunday
70°F (21°C) | 47°F (8°C)
Monday
70°F (21°C) | 51°F (11°C)

21 dezembro 2006

ai, ai...

Manchester, hoje


20 dezembro 2006

Clara d'Ovo is on the move again - until further notice.

E fez-se luz





Viganella já tem luz do sol. Instalaram um espelho 40 metros acima, numa encosta e voilà.

Todos os Invernos, Viganella ficava sem luz. Até agora. Um espelho no alto da montanha reflecte o sol sobre a povoação

Qual é o preço do sol? Noventa e nove mil euros, IVA incluído.
Pelo menos foi o que uma pequena aldeia dos Alpes italianos pagou para sair da sombra. Literalmente.

Afundada num vale alpino, junto à fronteira suíça, Viganella mergulha na penumbra todos os anos entre 11 de Novembro e 2 de Fevereiro. Nesse período, o sol passa demasiado baixo do outro lado das montanhas e os seus raios não alcançam o fundo do vale. Foi sempre assim. Até agora.

Este domingo, a luz do sol iluminou a praça central da aldeia, coisa nunca antes vista nesta altura do ano. Viganella inaugurou um megaespelho de 40 metros quadrados que, instalado no alto de uma montanha, reflecte a luz do sol sobre o centro do povoado. É, portanto, oficial: acabaram-se os Invernos sombrios em Viganella.

Há sete anos que o presidente da câmara, Pierfranco Midali, 47 anos, maquinista ferroviário, andava a prometê-lo.

...e temos pena de não estar entre eles, como merecemos

«Os jornalistas devem ser solidários com a Segurança Social, mas a Segurança Social não pode, no entender do executivo, ser solidária com as especificidades da classe.

Numa lógica soviética integramos todos o pacote dos desprivilegiados. Lógica soviética, certamente: porque também na antiga URSS haveria sempre alguns que conseguiam escapar ao nivelamento por baixo. E infelizmente nós, em Portugal, sabemos quem eles são.»

19 dezembro 2006

Consolações etimo-culinárias



Especialidades consideradas tipicamente coreanas pelo pessoal que se abastece na Koreatown Galleria. Qualidade etimológica: 0. Qualidade poética: discutível. Sabor: 10. Estamos mais ou menos safos.

18 dezembro 2006

Etimologias.

Em italiano, a expressão "fare il portoghese" quer dizer entrar sem pagar ou, simplesmente, não pagar. Durante muito tempo achei que isto se devia a alguns traços de carácter menos felizes dessa entidade abstracta que é o "português típico". Enganei-me!

No século XVIII, quando o Estado português ainda esboçava algum interesse pela cultura, a embaixada portuguesa em Roma convidou todos os súbditos portugueses aí residentes para assistirem gratuitamente a um espectáculo teatral. Como não estiveram para se chatear a fazer convites escritos, bastava chegar ao teatro Argentina e declarar-se português. Sabendo disso, essa entidade abstracta que é o "romano típico", afluiu em massa ao dito teatro, declarando-se português. Donde o significado actual da expressão.

Ceste belle secte.

Já a preparar-me para passar o Natal e o Ano Novo em Roma, deixo-vos aqui uma citação do Michel de Montaigne sobre uma estranha confraria de (homossexuais) portugueses, em que homens casavam com homens (como se vê e como bem sabemos, involuímos desde há quinhentos anos para cá). Oito ou nove acabaram na fogueira, como seria de esperar.

"Je rancontrais au retour de Saint Pierre un home qui m'avisa plaisamment de deux choses : que les Portugais foisoint leur obédiance la semmene de la Passion , et puis que ce mesme jour la station estoit à Saint Jean Porta Latina, en laquelle église certains Portugais, quelques années y a, estoint entrés en une étrange confrérie. Il s'espousoint masle à masle à la messe, avec mesmes seremonies que nous faisons nos mariages, faisant leur pasques ensamble, lisoint ce mesme évangile des nopces, et puis couchoint et habitoint ensamble. Les esprits romeins disoint que, parce q'en l'autre conjonction de masle et femelle, cete seule circonstance la rand légitime, que ce soit en mariage, il avoit semblé à ces fines jans que cest' autorisée de serémonies et misteres de l'Eglise. Il fut brulé huit ou neuf Portugais de ceste belle secte."

Historiadores do século XVI que frequentam este blogue: que sabem sobre isto?

16 dezembro 2006

Lacuna

(Paisagem sem grades de cerveja)

14 dezembro 2006

buonappetito

la tua voce è come il miele sul pane

Queijo? Claro que há queijo em L.A.


(Paisagem sem graça)

13 dezembro 2006

Laguna.



(Paisagem com grades de cerveja).

Golpe baixo.


Será que há queijo em L.A.?

(Paisagem com colher de Gorgonzola).

11 dezembro 2006

Where's (Wally) Dr Dude?


Eu acho que é o tipo de camuflado ali no meio.

Dude on earth?


Precupado ou não com o estado da terra e dos aeroportos londrinos, o Dr. Dude subiu um dia destes a Dante´s Peak para ver o pôr do sol sobre Bab-L-A.
Embora as pegadas tenham entretanto sido apagadas pela primeira chuva deste inverno, o seu pé foi visto e fotografado pouco antes de uma descida penosa, a qual o levou por bosques escuros infestados de coiotes. Mais não se sabe até agora sobre o seu paradeiro.

10 dezembro 2006

Preocupação.

Acabei de saber que neste momento estamos em threat level: severe- 4 numa escala de 1 a 5. A minha já não muito elástica paciência para relativismos e discussões semânticas desceu para ZERO.

08 dezembro 2006

Terra.


Oxford, Novembro 2006

O horror.


Viver na lua e sair, para sempre, da órbita terrestre.

Bairrismo.


O meu planeta preferido.

07 dezembro 2006

SOS


Enquanto terráqueo fanático estou a pensar comprar isto. Alguém viu?

Manias.

Será que a Clara d'Ovo tem manias?

Mania (ingénua) de só comprar leite biológico por achar que os outros são um coktail de antibióticos; mania (infantil) de só comer gelados em copo para os poder mexer com a colher até que adquiram uma consistência iogurtesca cromaticamente uniforme; mania (compulsiva) de fazer a cama antes de sair de casa; mania (sentimental) de ir pelo menos uma vez à Baixa sempre que se regressa a Lisboa ; mania (teimosa) de desobedecer às regras (também as deste jogo).

Túneis e pistas.



Pela primeira vez na minha vida (e, note-se, antes de chegar aos trinta), fiz patinagem no gelo. Quer dizer, tentei aguentar-me nuns patins, ao mesmo tempo que tentava apelar ao meu anjo da guarda para não me partir toda. Adorei! Definitivamente, devia ter nascido na Escandinávia... A vista da Somerset House também ajudou ao sucesso desta experiência, que serviu para me redimir do fracasso na Tate Modern. É que não consegui passar do primeiro nível! Como disse a R. depois, "we chickened out"! A sensação de escorregar em túneis espiralados a alta velocidade, acabando cuspida num tapete, just isn't my thing... Que chatice, já não vou poder fazer viagens no tempo! Conclusão, sou uma galinha escandinava...

06 dezembro 2006

Se usar um gorro polar ficarei com a cabeça quente.

"As forças políticas timorenes podem superar a actual crise, se optarem pelo consenso, defendeu, em Díli, uma delegação parlamentar portuguesa, chefiada por José Luís Arnaut. "
in TSF, hoje

Ainda o ensino em Portugal.

Sistema de ensino português agrava desigualdades sociais.

(Na verdade, não me lembro de nenhum sistema de ensino que conheça - i.e. o britânico e o francês - que não agrave - de forma mais ou menos discreta - as desigualdades sociais. A questão é o que se faz - ou o que se deixa de fazer - para combater o problema.)

05 dezembro 2006

A culpa é dos pais.

Hoje enquanto cozinhava o meu jantar, acompanhei distraidamente um documentário sobre o Padre Pio (segundo uma sondagem recente, o Padre Pio é mais popular em Itália do que Jesus Cristo). Na segunda parte percebi porque é que há cada vez menos santos:

"Contava a mãe de Padre Pio que este com apenas 5 anos se costumava já flagelar com uma barra de ferro".

Enfim... Imaginem (ou não) que têm um filho. De cinco anos. E que o surpreendem no quarto a flagelar-se com uma barra de ferro. Dirão " Beato tu, filho meu!" erguendo em louvor as mãos ao céu ou arruinar-se-ão com sessões de psicanálise? A resposta "dava-lhe mas era um par de estalos" não vale (thinking of Radagast).

Francisco de Holanda (Lisboa 1517-1584).

Grande concorrente do Fernão Mendes Pinto na categoria de "escritor português mais mentiroso de sempre", o Francisco de Holanda parece-me um caso de "portugalidade" muito interessante e pouco conhecido.

Viveu em Itália de 1538 a 1547. Segundo ele, o Miguel Ângelo era o seu melhor amigo em Roma. Curiosamente, não se encontra uma única menção ao nosso compatriota nos escritos de Miguel Ângelo. O que não me espanta. Conhecendo a psyché lusitana, basta terem-se cruzado uma vez na rua e o Miguel Ângelo ter dito "Salve!" para o nosso Francisco regressar ao cantinho à beira-mar plantado afirmando que eram grandes compinchas.

Hoje deparei por acaso com um artigo sobre ele, datado de de 1928 e redigido em boa retórica fascista. Passo a resumir o dito artigo numa linha: "Francisco de Holanda, parvónio mentiroso português que admirava muito a nossa pátria e que veio para cá chatear e provavelmente assediar o Miguel Ângelo - que tinha mais que fazer -, tendo finalmente regressado ao seu país de grunhos cujo único feito digno de nota foi ter inventado o colonialismo; morreu infeliz, como seria de esperar". Traduzo-vos também o seguinte paragráfo:

"Não tinha Portugal, contrariaramente a Itália, aquela bem-aventurada juventude de espírito devido à qual, entre massacres e lutas e trabalhos de todo o tipo, princípes e poetas, artífices e mecenas se ocupavam com toda a alma de sonhos artísticos, cobrindo de flores os palácios conquistados com sangue, compensando com a alegria da magnificência o doloroso desgosto que, no fundo no fundo, todos os corações deviam sentir".

Historiadores do século XVI que frequentam este blogue, "à vous de jouer"...

Impressionante.

"Mariano Gago admite fechar universidade em Lisboa. O ministro do Ensino Superior lançou a ideia numa reunião com os reitores. Nova, Clássica, ISCTE e Técnico, uma delas pode fechar."


in Diário Económico, hoje

04 dezembro 2006

Fúj a Szél - Anima Sound System

Nova música húngara, em homenagem ao multi-emigrante Dude.

03 dezembro 2006

He’s playing with a friend over there

01 dezembro 2006

Only flying eyes can see him

Yes Madame, I think he went that way...