28 fevereiro 2006

A debilidade da liberdade de expressão

Agitada por estes cartoons , a liberdade de expressão tornou-se um pântano nos últimos tempos. Também aqui ficámos a saber que o Ocidente tem duplo critério. O castigo é em função do faltoso (ou do agravado) e não da falta em si. Exactamente o contrário do esperado num estado de direito, onde deveria existir o primado da lei.

É certo que deve haver bom senso e a liberdade de expressão não deve ser usada para atacar ou ofender outrém. Se tal for o caso a situação deve ser avaliada em termos legais.

Agora, haver coisas que logo à partida não devem ser ditas parece-me nefasto. Uma lei que castiga a negação do Holocausto é parcial e não deve caber num estado de direito. E negar a Inquisição, porque razão não é punível? E negar o massacre arménio? Como se sabe na Turquia há punição para quem diz que houve, mas deve ser essa a nossa referência?

Ken Livingstone, mayor de Londres foi suspenso (!) porque comparou um jornalista judeu a um guarda nazi de um campo de concentração. Fê-lo não por ser judeu mas por ser jornalista de um determinado jornal. A comunidade judia sentiu-se ofendida (ainda que nunca os judeus tenham sido referidos como grupo) e um autarca eleito que não quebrou nenhuma lei foi suspenso.
O que se segue? Quando é teremos de começar a olhar por cima do ombro, com medo de sermos presos, antes de falarmos de determinadas coisas...?

27 fevereiro 2006

Condução à direita

A minha mudança de casa implicou alugar uma carrinha tipo Ford Transit. Nunca tinha conduzido nada que fosse tão grande ou que tivesse o volante à direita. Foi uma dupla estreia. Ao princípio do dia parecia que tinha um tique no braço direito, tal a quantidade de vezes que a minha mão procurava uma manete de mudanças inexistente nesse lado, e a passagem por cima do passeio cada vez que virava à esquerda foi uma constante. A boa notícia é que não atropelei ninguém. Pelo menos que me tenha dado conta.

25 fevereiro 2006

M is M


O álbum que o Miguel C. gostaria de ter ouvido na adolescência. O último tema seria o seu hino. Chamo a atenção para o capacete.

24 fevereiro 2006

Cartoons malditos

Cartoon que antes de ser já o era

22 fevereiro 2006

manifs e disparates

Hoje tivemos um atentado na mesquita de al-Askari, uma das mais importantes para os Xiitas. Bem sabemos que o que é sagrado para uns não o é necessariamente para outros. Porém, são sempre locais de culto importantes e respeitados até pelos Kharajitas.

Estou curioso para ver as manifestações por todo o mundo muçulmano contra este acto perpetrado a algo essencial para o Islão (pelo menos para uma parte deste).

Se mais provas fossem necessárias, esta inexistência de acção (para além das habituais vinganças que já decorrem no interior do Iraque) comprova a importância que o “povo” muçulmano realmente dá ao que atenta contra a sua religião.

Os cartoons só foram uma questão religiosa para ao Freitas e à Ana Gomes, que de bom grado sacrificam a nossa liberdade de expressão; uns em nome da sua própria crença religiosa (Freitas), quando deveriam estar mais preocupados em defender princípios que excedem a sua esfera pessoal, e outros (a Dona Gomes) que parecem empenhados no nosso suicídio cultural em nome de valores que só existem no próprio Ocidente (o que não deixa de ser irónico, permitam-me que sublinhe).

São estes valores que, entre outras coisas reconhecidamente mais importantes, deveriam impedir Irving de ser sequer julgado. Devemos poder dizer o que nos dá na telha desde que não seja um incentivo à violência. Porque não posso eu dizer «Nem um só judeu morreu às mãos dos nazis!»?
O que eu não posso dizer é «Vamos matar judeus».

A Áustria parece querer eliminar os erros do passado cometendo outros no presente.

Flu

Enquanto a pandemia da gripe das aves não chega ( se alguma vez chegar ), uma outra, estreitamente relacionada com aquela, está já instalada, afectando milhões de pessoas. É de rápido e fácil contágio e transmite-se através da televisão, da internet e de alguma imprensa escrita. A maleita é potencialmente perigosa e dá pelo nome de paranóia da gripe das aves. Recomenda-se prudência e, sobretudo, bom senso, quando em contacto com os agentes transmissores da doença.

20 fevereiro 2006

Egiptisses



O Vale dos Reis (aliás, todo o Egipto) continua repleto de coisas por descobrir. Mesmo em locais onde o turismo de massas há muito se implantou as surpresas não cessam. Milhares de túmulos, templos e palácios estão ainda por conhecer.

Neste caso foi um túmulo colectivo de nobres (em princípio). Quem já lá esteve pode reconhecer algumas das tumbas que o rodeiam.

18 fevereiro 2006

Apetecia-me estar aqui

17 fevereiro 2006

Em casa

...Sofferte onde serene...
Nono e Pollini.

A morte inesperada

A morte inesperada II

Querida mulheres, se os vossos maridos as matam é porque provocam, suas porcas abortadeiras! ass: o cura

Há sempre quem queira que tudo fique na mesma. É a vida...

16 fevereiro 2006

O espinho e a rosa

Ainda a Bartoli e uma das mais belas árias do concerto de sábado.
Deixo aqui um pequeno tpc de tradução :)

"Lascia la spina, cogli la rosa" (ária de Piacere, de Il Trionfo del Tempo e del Disinganno)
Lascia la spina,
Cogli la rosa;
Tu vai cercando
Il tuo dolor.
Canuta brina,
Per mano ascosa,
Giungerà quando
Nol crede il cor.

15 fevereiro 2006

E porque não o Nepal?

Portugal na preparação para o Mundial já tem jogos marcados com a Arábia Saudita e com Cabo Verde. Estes dois colossos do futebol mundial seguramente nos prepararão para as dificuldades colocadas por uma Argentina, Itália ou Brasil. Ainda falta marcar um 3º jogo. Aceitam-se sugestões.

O desespero




Aqui vemos o que uma bonita e educativa actividade pode fazer aos objectos vulgarmente conhecidos como animais. Seguramente que a jovem que a mãe procura proteger crescerá sabendo que a crueldade é legitima, desde que tenhamos prazer nisso.

14 fevereiro 2006

O que é preciso é boa fé e boa vontade

Nunca se disfarçou a pretensão de manter uma guerra perpétua e os palestinianos na miséria mas é sempre chocante ver a falta de pudor com que o fazem.

The United States and Israel are discussing ways to destabilize the Palestinian government so that newly elected Hamas officials will fail and elections will be called again, according to Israeli officials and Western diplomats.

Principalmente o tipo que levou o balázio

"Dick Cheney is one of the most skilled shots I know, and they'll make fun of it forever. "


ALAN K. SIMPSON, a former senator, on the vice president's accidental shooting of a hunting partner.

Eureka!

Foi finalmente encontrada a solução que porá termo ao choque entre o Ocidente e o Islão. A receita é de uma impressionante simplicidade: segundo o nosso presciente ministro dos Negócios Estrangeiros, a resolução do conflito passa pela realização de um campeonato de futebol que oponha os históricos rivais. A humanidade, atónita, pergunta-se: "como é que ninguém se lembrou disto antes?" Se, a título de exemplo, Churchill tivesse tido tão luminosa ideia, convidando Hitler e o seu estado-maior para uma "peladinha" nos jardins de Chartwell, é lícito supor que milhões de vidas teriam sido poupadas. Infelizmente, nem um político com a estatura de Sir Winston conseguiu atingir a genialidade no nosso estimado Prof. Freitas.
Mas a iniciativa do ministro terá ainda como objectivo, arrisco-me a pensá-lo, dar a Portugal uma posição preponderante na cena mundial. Com efeito, dada a larga experiência do país na realização de eventos futebolísticos e a quantidade imensa de estádios sem utilidade alguma que possui, será o anfitrião perfeito para tão relevante acontecimento.
Quanto ao ilustre inquilino do Palácio das Necessidades, penso que não devia desperdiçar as suas superlativas qualidades num país tão pequeno, devendo colocá-las ao serviço da humanidade. Para tal, torna-se imperioso que se candidate a Secretário-Geral das Nações Unidas. Com propostas deste calibre e a sua peculiar visão da política internacional, o cargo assentar-lhe-á como uma luva.

13 fevereiro 2006

It's a Chip World (sim, é um trocadilho)


Inglaterra 1 - Itália 0

"An average portion of battered cod and chips has fewer calories, at least half the saturated fat and just a tenth of the salt of a cheese and tomato pizza."

Inglaterra 2 - Esquadras de polícia nas séries americanas 0

"A 100g portion of oven chips contains just 4.2g of fat – that’s less than a jam doughnut at 10.9g fat."

Inglaterra 3 - Multiculturalismo 0

"An average portion of battered cod & chips contains at least a quarter of the fat and a third fewer calories than a serving of either chicken tikka masala & pilau rice, or sweet and sour pork and egg-fried rice."

Inglaterra 4 - Suiça 0

"A small portion of oven chips contains considerably fewer calories than a small bar of milk chocolate – 162 calories in the chips compared with 265 calories in the chocolate – and less than a third of the fat."

Viagens na(s) minha(s) terra(s).

Um dia, quando for velha e já tiver criado as minhas quatro filhas, vou escrever um livro que desafie a classificação das prateleiras.

Será um livro de memórias também elas gastronómicas, obra errante e um pouco nostálgica. Atravessará, como eu, a civilização da batata frita e a da ostra, a da caracoleta e a do picapau, a do salame fumado ou cozinhado. A das anchovas mais ou menos salgadas, a dos tomates cereja ou xuxu, a das alcachofras recheadas.

... Tudo isto, porque esta semana se celebra no Reino Unido a semana da batata frita. Organizada pelo British Potato Council. A tod@s @s que se encontrarem por lá, comam por mim uma chip...

Seguindo numa de citações: Bill Bryson (não é o "meu" livro)

I think a basic error that is made with travel writing, particularly by aspiring travel writers, is the same mistake that most people make when they want to show slides from a vacation -- just assuming that everybody's interested in it. You have to work from exactly the opposite assumption: Nobody is interested in this.

12 fevereiro 2006

Frei Bento Domingues

«Em nome da defesa da democracia e da liberdade, o Ocidente despeja bombas sobre o "eixo do mal" e, em nome da segurança, abdica da sua própria liberdade. Em nome da defesa da religião, os muçulmanos fanáticos tornam a religião de milhões de crentes ridícula aos olhos do Ocidente».

11 fevereiro 2006

ESTOU FURIOSO !!!

Não, não estou a falar da cobardia generalizada face à mais recente ameaça do radicalismo islâmico. Não, não me refiro ao vergonhoso comunicado do senhor ministro dos Negócios Estrangeiros. Não, também não estou furioso pelo facto de só cerca de três dezenas de pessoas terem participado na concentração de solidariedade com o povo dinamarquês. Estou furioso porque não consegui comprar um bilhete para o concerto da Cecilia Bartoli. Isto sim, causa fúria a qualquer um!!!

10 fevereiro 2006

Bonecos do profeta

Podemos ver aqui como tudo começou.

09 fevereiro 2006

Urgente: procura-se Sancho Pança.

"Em suma, o nosso fidalgo embebeu-se tanto na leitura, que levava as noites a ler, desde lusco-fusco a lusco-fusco, e igualmente os dias, desde sol a sol. E assim, de pouco dormir e muito ler, aconteceu ressecarem-lhe os miolos e toldar-se-lhe de todo o juízo."

D. Quixote de la Mancha, Miguel de Cervantes (tradução de Aquilino Ribeiro).

... Ora, eu não sou fidalga, mas estou inscrita em tese e o juízo está em vias de se me toldar. Rocinante e Dulcineia arranjo, mas Sancho Pança?! Quem estiver interessado, mande currículo.

08 fevereiro 2006

Progresso (fait divers #1).



A BMW foi o primeiro construtor a colocar no mercado um cinto de segurança para cães.

Quais são as verdadeiras caricaturas?

Confesso que me começa a assustar a forma reverencial como a Europa está a reagir ao que de incaceitável ocorre no Médio Oriente. É preocupante ver como as constantes referências dos nossos governantes à "responsabilidade da liberdade" parecem dar razão às multidões ululantes muçulmanas. Dá que pensar ver como se insinua que quem realmente tem a culpa das mortes e das destruições são os caricaturistas. Pode ter que existir um debate sobre as responsabilidades na liberdade de expressão mas por poder transmitir os sinais errados, tanto para as nossas sociedades como para as que não as compreendem, este não me parece ser o momento.

07 fevereiro 2006

O aforismo dos aforismos

A maneira mais rápida de ficar estúpido é fazer um trabalho estúpido. Bah!

06 fevereiro 2006

Olá...


Bom dia, meus queridos.... desejo-vos a todos uma boa semana! :)

05 fevereiro 2006

Domingo à noite.


Domingo é o dia mais deprimente da semana. Sentimento irracional, porque domingo "não há escola", mas para mim foi sempre como se houvesse, sem se lá estar e estando em casa. Hoje ainda é mais forte do que eu e não há nada a fazer. Senão talvez este puzzle, que me ofereceram para "te entreteres no Domingo". Vou a meio. Espero que quando o acabe, já seja segunda-feira.

03 fevereiro 2006

Religão dinamarquesa

O mundo muçulmano explode em raiva, confirmando a acusação de muitos de que é um espaço cultural dominado pelo fanatismo. Um associação de ideias que pode ser precipitada mas para a qual contribuem os próprios afectados.

Porque não caricaturar Maomé? A Europa cristã já o fez com Deus e Jesus vezes sem conta e não o pode fazer com um profeta de origem exótica? Em defesa de uma cultura que não respeita, em geral, os valores ocidentais?

Por outro lado, não se deveria usar a liberdade de expressão sem procurar magoar os demais? O sentimento alheio não deveria ser alvo de atenção e cuidado? Não se sabe que os muçulmanos nem sequer falam de Mafoma sem uma deferência especial?

Como resolver isto? É que é bom respeitar os demais mas não nos podemos esquecer que, por exemplo, na Arábia Saudita é proibido a um saudita ser cristão e os estrangeiros não podem ser ostensivos na sua religiosidade.

Claro que não temos que mimar os comportamentos alheios à nossa cultura e que até chocam com ela. Porém, não podemos contemporizar com o ataque a algumas das suas caracaterísticas que mais prezamos; e ainda menos em nome do respeito absoluto por uma cultura alheia.

As leis de protecção das religiões de que se falam por essa Europa fora são um perigo. Não quero ser impedido de dar a minha opinião sobre que religião for. Nem lhes reconheço o direito a nenhum privilégio especial.

Ainda para mais não falamos de agressões ou descriminações mas sim de sentimentos. Deve o estado legislar para proteger os sentimentos de cada um ou de cada grupo...?

02 fevereiro 2006

Suite nº4

Os que me conhecem sabem que se há coisa de que não entendo peva é música erudita. Não que se possa dizer que haja muitas coisas de que realmente entenda mas não esse o ponto, o ponto é que estou viciado — como podem verificar estou com uma certa tendência para o vício, é o meu lado decadente a vir ao de cima — na suite nº4 para chelo do João Sebastião. Tanta coisa para dizer esta pequena frase. É a minha faceta barroca a falar...ou será a decadente?

01 fevereiro 2006

Portugal.

© 2006 Microsoft Corporation. All rights reserved.

Geografia Imaginária



BNF, Manuscrits (Fr. 22971 fol. 58)

"Sérès est une petite région située vers les parties d'Orient qui est si très loin de l'abitacion de gens d'autre nacion ou condicion que nul homme ne peut que à grant peine et ad grant adventure là arriver, pour plusieurs causes."